Você já pediu o teste do combustível? É seu direito, sabia?
Se você percebeu que o combustível foi adulterado no posto, é importante tomar algumas ações para proteger seus direitos e a segurança do seu veículo. Veja o que você pode fazer:
- Verifique o combustível: Se possível, faça uma análise visual do combustível. Se ele parecer turvo, com uma cor diferente ou apresentar impurezas, pode ser sinal de adulteração.
- Evite utilizar o combustível adulterado: Para evitar danos ao seu veículo, se você já estiver abastecendo e perceber que o combustível está adulterado, não ligue o carro, se possível. Isso pode evitar danos ao motor e ao sistema de combustível.
- Exija o teste de qualidade: Você tem o direito de exigir que o posto faça o teste de qualidade do combustível. O Procon ou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) exigem que postos de combustível forneçam produtos de qualidade e, caso haja suspeita de adulteração, o posto deve realizar o teste na hora.
- Registre as informações: Caso o posto se recuse a realizar o teste ou a resolver o problema, anote todos os dados, como nome do posto, CNPJ, endereço e a hora em que ocorreu o abastecimento. Isso será útil caso você precise fazer uma denúncia.
- Faça uma denúncia: Se houver indícios de adulteração, denuncie o posto à ANP (Agência Nacional do Petróleo) ou ao Procon do seu estado. A ANP pode realizar fiscalizações no local e aplicar penalidades se encontrar irregularidades.
- Documente o ocorrido: Tire fotos ou vídeos que mostram qualquer evidência de adulteração (se possível), como a aparência do combustível ou eventuais problemas no funcionamento do veículo.
A adulteração de combustível é crime e pode causar sérios danos aos veículos e à segurança dos motoristas. Portanto, a denúncia é fundamental para proteger não apenas seus interesses, mas também a de outros consumidores.